Manuela bravo

clique aqui

Barrabiografia

MANUELA BRAVO

Maria Manuela de Oliveira Moreira Bravo (Queluz, 7 de Dezembro de 1957), é uma cantora portuguesa.
A primeira vez que Manuela Bravo se apresentou ao público foi aos 5 anos num concurso infantil do Cinema Éden. O seu pai, Loubet Bravo, era um conhecido cantor de fado de Coimbra.
Com quinze anos gravou o seu primeiro single, com duas canções de José Cid, “Nova Geração” e “Another Time”, onde surge acompanhada pelo Quarteto 1111. Em 1975, grava novo single, desta vez com arranjos e orquestrações de Jorge Palma, sendo as duas composições, “Tínhamos Vinte Anos” e “Soldado-Escravo” (esta última dava título ao disco), da autoria de Tozé Brito.
Em 1979 venceu o Festival RTP da Canção com o tema “Sobe Sobe Balão Sobe” da autoria do conhecido compositor Nóbrega e Sousa, autor de “Sol de Inverno” e de diversas composições conhecidas da canção ligeira portuguesa. O tema esteve para ser defendido por Mara Abrantes.
Chegaram vários convites para gravar no estrangeiro mas recusou porque o curso de Direito era a sua prioridade. Ainda em 1979 lançou um novo single com os temas “Adeus Amor” e “Até Quando”.
“Recordações”, uma adaptação de Cristiana Kopke de um sucesso da época, é o seu grande sucesso de 1980.
Em 1981 lança o tema “Quando A Banda Chegar”.
Lança com bastante sucesso o single “O Meu Herói”.
Em 1989 é editado o álbum “Óculos de Sol”.
A Discossete edita em 1992 o LP “Canções Que Me Fazem Feliz”.
Em 1993 a editora Soprosom editou o álbum “Manuela Bravo” com vários temas de Ricardo e José Felix.
Em 1996 tentou gravar um disco de fado de Coimbra, em homenagem ao seu pai, mas viu-se envolta em polémica pois os meios mais tradicionais não aceitam que esse estilo seja cantado por mulheres.
Durante cerca de 10 meses desempenhou o papel de Celeste Rodrigues no musical “Amália” de Filipe La Féria.
No ano de 2002 confessava em entrevista que pretendia retomar a sua carreira lançando uma compilação das melhores músicas que cantou e que ficaram perdidas nos registos em vinil. Um dos temas seria “Bravo”, previsto para o álbum “Intenções” de 1996. Também confessava que gostaria de experimentar-se como actriz de televisão.
Em 2004 é editada a compilação “Este Braço Que Sou”, em edição de autor.
Discografia
Álbuns
* LP * Óculos de Sol (LP, Discossete, 1989) * Canções Que Me fazem Feliz (LP, Discossete, 1992) * Manuela Bravo (CD, Soprosom, 1993) * Este Braço Que Sou (CD, Ed. Autor, 2004)
Singles
* Nova Geração / Another Time (Single, Valentim de Carvalho, 1973) * Tínhamos Vinte Anos/Soldado-Escravo (Single, Valentim de Carvalho, 1975) * Fecha Os Teus Olhos e Recordamos * Sobe Sobe Balão Sobe/Meu Tempo Novo de Viver (Single, Vadeca, 1979) * Danças E Cantares/Para Ti Amor (Vadeca) * Adeus Amor/Até Quando (Single, vadeca, 1979) * Recordações/Estranha Forma de Amor (Single, Vadeca, 1980) * Mulher Só/Uma História Para Contar (Singlre, Vadeca)VN 2034-ES * Quando A Banda Chegar/Adeus Que Te Vou Deixar (Single, Vadeca, 1981) * Tu E só Tu/Por Uma Vez (Single, Orfeu, 19**) * Tango/Não Sei Porque (Single, Orfeu, 1985) * O Meu Herói/Quero (Single, 1986) * Óculos de Sol (Single, Discossete, 1989)

Para Espectáculos  contacte a  Rádio M

Telemóvel : 914833783

Barra

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s